domingo, 8 de novembro de 2009

Pesquisas otimizadas

Survey

É uma metodologia de pesquisa que permite a obtenção de dados ou informações sobre características, ações e opiniões de um determinado grupo de pessoas, sem respostas prontas, contudo com dados orientados que expressam a realidade do objeto estudado, formulando perguntas a fim de receber informação sobre atitudes, motivos e opiniões.
Como principais características do método de pesquisa survey podemos citar o a produção de descrições quantitativas de uma população fazendo o uso de um instrumento predefinido. Survey é apropriada como método de pesquisa quando:

- se deseja responder questões do tipo “o quê?”, “por que?”, “como?” e “quanto?”, ou seja, quando o foco de interesse é sobre “o que está acontecendo” ou “como e por que isso está acontecendo”;
- não se tem interesse ou não é possível controlar as variáveis dependentes e independentes;
- o ambiente natural é a melhor situação para estudar o fenômeno de interesse;
- o objeto de interesse ocorre no presente ou no passado recente.

Pinsonneault & Kraemer (1993) classificam a pesquisa survey quanto ao seu próposito em:
Explanatória:
Tem como objetivo testar uma teoria e as relações causais; estabelece a existência de relações causais, mas também questiona por que a relação existe;
Exploratória:
O objetivo é familiarizar-se com o tópico ou identificar os conceitos iniciais sobre um tópico, dar ênfase na determinação de quais conceitos devem ser medidos e como devem ser medidos, buscar descobrir novas possibilidades e dimensões da população de interesse;
Descritiva:
Busca identificar quais situações, eventos, atitudes ou opiniões estão manifestos em uma população; descreve a distribuição de algum fenômeno na população ou entre os subgrupos da população ou, ainda, faz uma comparação entre essas distribuições. Neste tipo de survey a hipótese não é causal, mas tem o propósito de verificar se a percepção dos fatos está ou não de acordo com a realidade.

A unidade de análise pode ser um indivíduo, nesse caso coincidindo com o respondente, mas também um grupo, um setor da organização ou a própria organização, entre outras. Quanto aos processos de amostragem divide-se em amostra probabilística onde o fato de todos os elementos da população terem a mesma chance de ser escolhidos, resulta-se em uma amostra representativa da população e a amostra não probabilística que é obtida a partir de algum tipo de critério, e nem todos os elementos da população têm a mesma chance de ser selecionados, o que torna os resultados não generalizáveis.

Uma boa leitura sobre survey pode ser encontrada em "O método de pesquisa survey" (Revista de Administração da USP) de Freitas, Oliveira, Saccol e Moscarola (2000)

Alguns sites oferecem ferramentas de survey (algumas pagas, outras gratuitas), mas gosto mesmo é de utilizar os Formulários compartilháveis dos Spreedsheets do Google Docs. Abaixo alguns links.
- http://www.zoomerang.com/
- http://www.spectorcne.com/
- http://www.surveymonkey.com/
- http://www.questionpro.com/
- http://www.surveysystem.com/

Não deixe de ver Surveymonkey
Texto de Leolivera com ajuda da Wikipedia e da Polipesquisas Metsurvey.

E estas novas nuvens nos céus da web? Do que se tratam?

Word Cloud - Tag Cloud
Nuvens de palavras ou tags são formas de apresentar os itens de conteúdo de um texto ou website de forma gráfica hierarquizada visualmente. O grau de relevância das palavras ou tags são representadas proporcionalmente pelo tamanho da fonte. Maior incidência, fonte maior.
Dessa forma, em uma mesma interface é possível localizar uma determinada palavra/tag pela frequência da incidência de conteúdos marcados com a mesma palavra/tag no referido site.
As palavras/tags disponibilizadas na nuvem podem ser links que levam a coleções de itens relacionados às palavras da tag.


Tags
Tags são rótulos, legendas representando uma categoria simples.
Seu uso foi difundido por sites de "Social Bokmarking" como o Technorati, del.icio.us e Flickr
É ferramenta importante dentro do conceito de Web2.0 (ver post abaixo) ao permitir a categorização totalmente livre e pessoal de classificação, contudo podendo relacionar com outras tags geradas formando um rede de definições semânticas compartilhada.
O aproveitamento inteligente das novas possibilidades de classificação em interfaces inovadoras significou uma forma gráfica interessante de representar conceitos, uma melhor sinalização para navegação no mar de conteúdo da rede e principalmente um reforço de "information design" de extrema importância.

 

A wordcloud deste blog gerada no dia da postagem