domingo, 8 de novembro de 2009

E estas novas nuvens nos céus da web? Do que se tratam?

Word Cloud - Tag Cloud
Nuvens de palavras ou tags são formas de apresentar os itens de conteúdo de um texto ou website de forma gráfica hierarquizada visualmente. O grau de relevância das palavras ou tags são representadas proporcionalmente pelo tamanho da fonte. Maior incidência, fonte maior.
Dessa forma, em uma mesma interface é possível localizar uma determinada palavra/tag pela frequência da incidência de conteúdos marcados com a mesma palavra/tag no referido site.
As palavras/tags disponibilizadas na nuvem podem ser links que levam a coleções de itens relacionados às palavras da tag.


Tags
Tags são rótulos, legendas representando uma categoria simples.
Seu uso foi difundido por sites de "Social Bokmarking" como o Technorati, del.icio.us e Flickr
É ferramenta importante dentro do conceito de Web2.0 (ver post abaixo) ao permitir a categorização totalmente livre e pessoal de classificação, contudo podendo relacionar com outras tags geradas formando um rede de definições semânticas compartilhada.
O aproveitamento inteligente das novas possibilidades de classificação em interfaces inovadoras significou uma forma gráfica interessante de representar conceitos, uma melhor sinalização para navegação no mar de conteúdo da rede e principalmente um reforço de "information design" de extrema importância.

 

A wordcloud deste blog gerada no dia da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário