terça-feira, 15 de setembro de 2009

Novas tecnologias: Parte 01

WEB, WEB 2.0 e WEB 3.0

A WEB ou World Wide Web (Rede de alcance mundial) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador (ou browser - mozzila, chrome, internet explorer, etc) para descarregar informações (documentos ou páginas) de servidores web (sites ou sítios) e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta (ato de "navegar" na Web)
Podemos considerar que as palavras-chaves que definiriam a primeira fase da web seriam:
- precisão,
- audiência de massa,
- proteger,
- edição profissional,
- discurso corporativo
- publicação
- produto

A WEB 2.0 é um termo criado em 2004 para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, uma mudança de comportamento.
Comparando com a WEB temos:
- disponibilidade rápida
- compartilhar
- edição do usuário
- opinião franca
- participação
- comunidade

A emergente WEB 3.0 ou Web semântica é uma extensão da Web actual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação interligando significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador. O objectivo principal não é, pelo menos para já, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas.

Texto Leolivera com ajuda da wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário