quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tecnologia, Tecnologia da informação e o Pensamento Tecnológico (Parte 02)

Tempos atrás postei a parte 01. Era um panorama sobre os pensadores  e o pensamento sobre tecnologia atuais. Pretendo continuar com este post propondo um nivelamento de alguns conceitos. Sem reducionismo, apenas para dar sentido à análise que implementei. Colaborem, comentem, enriqueçam a discussão.
 -----------------------------------
Algo grandioso cerca o homem atual. Um aparente poder de controle, tanto de informação como de alcances. Alcance da voz, da imagem e uma sensação nova de compartilhamento e interação. Um mundo de terminologias transmuta os sentidos e propõe formas novas de pensar e relacionar. Não se pensa em viver no Séc. XXI sem interagir, disponibilizar e comunicar. A Informação é nossa mais recente revolução tecnológica. A disponibilização intensiva da informação é característica desta fase. Fala-se de Sociedade da Informação como novo cenário de atuação do homem. Contudo é importante perceber como e o quanto essa evolução tecnológica provoca de mudanças no comportamento e na cultura.
 
Tecnologia
O mundo atual e toda tecnologia inúmeras vezes nos trazem visões otimistas que emolduram os avanços e colocam o homem como beneficiário da longevidade, interação, sinergia e diversidade. O preço não é baixo. Desmatamento, aquecimento, falta de alimentos continuam assombrando. Agora temos disponibilização irrestrita de informação e ferramentas associadas criando possibilidades antes impensáveis, como, mapear um novo espaço de conhecimento não por topografia e sim por topologia. Uma nova cultura e paradigma surgem no planeta e nos remete a pensar e lidar com informação de uma forma que tem a ver com construção e com organização da realidade (Pellanda, 2000). Tecnologia é definida como ferramentas e máquinas que nos ajudam a resolver problemas, técnicas, conhecimentos, processos usados para construção, aplicação de recursos para o desenvolvimento. Às vezes entra em conflito com a sociedade e ecologia. Suas relações com a cultura são constantes preocupações. Várias definições foram criadas para demonstrar a cronologia dos avanços da tecnologia. Observa-se que a cronologia da existência do homem e das sociedades possui marcos, quase sempre relacionados com as revoluções tecnológicas. Grandes viradas na forma de vida e pensamento são relacionados às invenções e ferramentas, o que reforça o conceito de que a evolução se baseia na progressão delas. Isto é absorvido pela cultura e adaptada para a melhoria da vida do homem. E cultura aqui é definida como o aspecto da vida social que se relaciona com o saber, arte, folclore, costumes, bem como à sua perpetuação por gerações. Focando então, nestas mudanças identificamos invenções tecnológicas que promoveram uma ruptura na estruturação baseada na produção de bens e energia para a de consumo da informação:
- A difusão do vapor (fim do séc. XVIII)
- Os motores a combustão e elétrico (final séc. XIX)
- A energia atômica e da eletrônica
- A passagem das tecnologias do capital e energia para as de informação


A descoberta do uso do vapor trouxe mudança comportamental para a sociedade e criou as bases da industrialização. Como exemplo, expansão do território americano para oeste. A eletricidade e os motores à combustão mudaram o cenário da produção industrial e conseqüentemente o cenário social e cultural. Cinema, telefonia, aviação são desta fase. A Eletrônica e a energia alternativa afetaram muito mais o comportamento. A energia nuclear dividiu o mundo em blocos e a eletrônica propiciou a aproximação das culturas pela telecomunicação. O telégrafo data 1845 e em menos de 20 anos já interligava a Europa e os EUA. A primeira transmissão radiofônica é de 1908. Em 1925 são criadas normas para controle da proliferação de emissoras. A televisão data 1926. Em 1951 temos TV à cores. A União Soviética lançou um satélite em 1957. Em 1960 os EUA lançam o primeiro satélite de comunicação. O computador pessoal é de 1981. Em 2008, 1 bilhão deles estavam ligados em rede. Atualmente a tecnologia digital promove mudanças sem igual na história do homem. A convergência das tecnologias da comunicação (telecomunicação) e os computadores criaram um ambiente propício para o nascimento de um novo ramo, a tecnologia da informação.
 
Tecnologia da Informação
Transmissões analógicas e digitais, integrações de redes, processamento distribuídos, rede mundial, todos estes desenvolvimentos associados às melhorias de processamento e armazenamento fomentam a utilização da informação em larga escala. É indiscutível o aumento da tecnologia da informação nas organizações, e esta é uma força poderosa para mudar o modo como fazemos nosso trabalho. A tecnologia tornou-se não apenas uma ferramenta para administrar a informação, mas também um setor vigoroso em si mesmo  (Davenport, 1997). A convergência tecnológica passa a figurar como característica de todos os serviços envolvidos com informação e a digitalização fornece a infra-estrutura para prover tais serviços. Neste cenário, a tecnologia da informação se define pelo conjunto das tecnologias da utilização simultânea e integrada da informática e da telecomunicação (telemática). Essas adaptações se expandem a toda sociedade e coloca culturas regionais em contatos. Tais mudanças carregam novos conceitos, como transversalidade, interação e autoria, que necessitam ser apropriados e adaptados ao modo de vida anterior à nova tecnologia. E isto afeta a cultura.

proximo post: A Tecnologia centrada no Homem
Existe mesmo uma tendência de centralização no homem e na sociedade afetando os caminhos do desenvolvimento tecnológico?  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário