Neste nosso admirável
mundo novo de informação disponível nos descobrimos usuários assumidos de
infográficos. Infográficos são projetos visuais que ajudam a explicar dados
complicados de uma forma simples. Eles não são novos. Sinais nas cavernas,
mapas, desenhos, iluminuras, etc. já misturavam imagens e informações com o
objetivo de facilitar o entendimento. Mas foi com Leonardo que a infografia
mostrou sua primordial função. Seus desenhos eram muito mais que ilustrações, traziam riquezas de detalhamento que resultaram em obras que
são consideradas os primeiros infográficos de grande complexidade.
![]() |
infográfico sobre 50 anos da pesquisa espacial |
O infográfico criado por Minard em 1861 sobre a marcha de Napoleão para Moscou e os diagramas de Beck de 1933 para o metrô de Londres (até hoje mundialmente utilizados) são outros bons exemplos de infográficos ao longo da história.
![]() |
Infográfico de Minardi, 1861 |
A infografia tem sido utilizada por centenas de anos para diversos fins, mas assumiram uma nova cara nos últimos tempos. Atualmente com a ajuda da tecnologia de informação percebemos uma revolução visual que escapa da saturação web crescente. Percebemos gráficos bem estruturados, dinâmicos e que atendem bem a crescente necessidade deapresentação de conceitos complexos de forma simples, porém sem reducionismos gráficos. Soma-se a isto a distribuição facilitada pela rede, o download, o upload, e o re-post que prontamente atendem aos meios de comunicação e bloggers à procura de conteúdo novo e interessante para compartilhar na web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário