quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ficção e realidade - Parte 01

Isac Asimov (1920 - 1992)


 Asimov foi um dos maioes escritores de ficção científica que já passaram pelo mundo. Russo, naturalizado americano (do norte), escreveu ou editou mais de 500 volumes e têm obras em cada uma das categorias mais importantes do Sistema de Bibliografia de Dewey, exceto em filosofia.

Em 1979, no livro Escolha a Catástrofe, Asimov dissertou sobre os futuros problemas que poderiam levar a humanidade à extinção e como a tecnologia poderia salvá-la. Em certa parte do livro, ele fala sobre a educação e como ela poderia funcionar no futuro:


"Haverá uma tendência para centralizar informações, de modo que uma requisição de determinados itens pode usufruir dos recursos de todas as bibliotecas de uma região, ou de uma nação e, quem sabe, do mundo. Finalmente, haverá o equivalente de uma Biblioteca Computada Global, na qual todo o conhecimento da humanidade será armazenado e de onde qualquer item desse total poderá ser retirado por requisição."

"...Certamente, cada vez mais pessoas seguiriam esse caminho fácil e natural de satisfazer suas curiosidades e necessidades de saber. E cada pessoa, à medida que fosse educada segundo seus próprios interesses, poderia então começar a fazer suas contribuições. Aquele que tivesse um novo pensamento ou observação de qualquer tipo sobre qualquer campo, poderia apresentá-lo, e se ele ainda não constasse na biblioteca, seria mantido à espera de confirmação e, possivelmente, acabaria sendo incorporado. Cada pessoa seria, simultaneamente, um professor e um aprendiz."


The dreams come true!!
 (Para o Sistema de Dewel ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/classificação_decimal_dewey)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário